ACDI Research

Human to human

O consumidor sente,
age e se comporta.

Se você quer compreender profundamente a mente e comportamento do consumidor, a resposta é pesquisa qualitativa.

Se você precisa

Identificar
necessidades do consumidor.

Descobrir
oportunidade de marca e negócio.

Conhecer
a fundo o consumidor.

Lançar
produtos, marcas e derivativos com mais potencial.

Entender
queda de vendas e perda de competitividade.

Validar
um posicionamento de marca.

Então é o comportamento e a mente do consumidor que a sua marca precisa compreender.

Pesquisa Qualitativa

A Pesquisa Qualitativa está focada nas razões do ser humano, coletam dados profundos que mostram as verdadeiras motivações do consumo e necessidades dos clientes.

É através dela que identificamos sólidas oportunidades de negócio e insights verdadeiramente estratégicos para o negócio.

O valor de mercado da pesquisa é determinado pelas percepções, ideias, visões que a pesquisa qualitativa oferece e que chamamos de insights.

Insights são gerados pela metodologia qualitativa é esta a informação estratégica que buscamos.

"A etnografia gera informações que abrem oportunidades reais e viáveis para o seu negócio."

O que fazemos

Etnografia, ir a fundo no comportamento das pessoas.

Etnografia vem das ciências sociais, é utilizada em campos mercadológicos, um alicerce validado, planejado para obter informações e insights estratégicos.

É uma pesquisa qualitativa que investiga o ambiente social-cultural do consumidor. O comportamento é observado em seu ambiente natural.

Os pesquisadores mergulham no mundo pessoal dos consumidores extraindo os porquês nas relações entre o indivíduo consumidor, produtos e marcas.

No círculos de marketing, branding ou desenvolvimento de produtos, você encontrará o termo “pesquisa de mercado etnográfica.

Porque pesquisa etnográfica?

Ajuda
as empresas a definir as necessidades de mercado o que pode impulsionar a inovação de produto.

Apoia
o processo criativo de design de produto, investigando a vida social cotidiana e descobrindo necessidades não atendidas e não expressas.

Fornece
dados reais sobre posicionamento da marca através  da compreensão mais profunda do comportamento do consumidor.

Desenvolve
ideias.

Métodos
que permitem analisar e identificar os movimentos de tendências.

Descobre 
o significado do uso de produto na vida dos consumidores permitindo uma visão holística de seu comportamento.

Exemplo Pesquisa Etnográfica

Zoomer, um equipamento digital portátil com as funcionalidades de um desktop da Palm Consulting teve seu conceito totalmente reformulado a partir de uma pesquisa etnográfica .

Com baixa penetração de mercado, a pesquisa identificou que os consumidores não entendiam o produto como um Desktop com todas suas funções , mas como um organizador pessoal de calendário e a agenda de endereços , isso foi possível devido a observação direta no cotidiano dos consumidores já que o significado do produto pelo consumidores não estava expressado em pesquisas convencionais.

Focus group, contexto social e relações.

Etnografia, ir a fundo no comportamento das pessoas.

Etnografia vem das ciências sociais, é utilizada em campos mercadológicos, um alicerce validado, planejado para obter informações e insights estratégicos.

É uma pesquisa qualitativa que investiga o ambiente social-cultural do consumidor . O comportamento é observado em seu ambiente natural.

Os pesquisadores mergulham no mundo pessoal dos consumidores extraindo os porquês nas relações entre o indivíduo consumidor, produtos e marcas.

Quem somos

O núcleo da ACDI Research é formado por profissionais renomados no Branding, na Indústria da Pesquisa de Mercado, no marketing e desenvolvimento de produtos: Sociólogos, Designers, Historiadores, Planners, Estrategistas, Antropólogos, Gestores, especialistas em pesquisa qualitativa. 

Fazemos parte de grupo de profissionais que detém o conhecimento dos métodos analíticos provenientes de nossas origens acadêmicas adaptados para a pesquisa de mercado.

Nossa abordagem analítica contribui para excelentes resultados de pesquisa com insigths fundamentais para os negócios de nossos clientes .

Nosso diferencial está na pesquisa Etnográfica e o entendimento profundo do comportamento do consumidor.

Todos os profissionais são qualificados para desenvolver e gerenciar e atuar em projetos de pesquisa em toda as suas etapas.

Codigo de Ética:

Seguimos o código de Ética da Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa de Mercado).

A pesquisa depende da confiança de que seja realizada de maneira imparcial.  

Trabalhamos com pesquisa Ad hoc que são pesquisas feitas com exclusividade para determinado cliente onde o sigilo do projeto de pesquisa bem como a identidade do cliente é garantida em todas as etapas de projeto de pesquisa.

Qualquer divulgação depende exclusivamente da autorização do cliente.

Nossos participantes nos projetos de pesquisa tem sua identidade totalmente preservada e são incentivados a participar de forma voluntária sem incentivos materiais, mas pela importância de contribuir na geração de informações.

Sobre ACDI Research

Somamos expertises de grandes nomes do mercado.

A ACDI Research é a união entre anos de experiência em estratégia de marca e produto da ACDI neurobranding de André Cruz, e Vitrine Research, empresa de pesquisa de mercado qualitativa, fundada por Teresa Dantas, socióloga com mais de 15 anos em pesquisa de mercado qualitativa desenvolvida em “especial no Centro de informações do Jornal da Economia – Gazeta Mercantil”.

Marca, ciência e negócio. Entender o comportamento do consumidor é a base estratégica de todos os business sólidos e marcas bem posicionadas, que trazem resultados lucrativos e duradouros.

André Cruz

  • Fundador-Diretor da ACDI Building Memorable Brands.
  • Sócio-Fundador da ACDI Research.
  • Diretor de relações institucionais da NeuroBusiness Society e Coordenador do Comitê de Neurobranding na neurobusiness.org
  • Graduado em Publicidade pela FAAP com especialização em Cinema.
  • Pós graduado em Neurociência e comportamento pea PUCRS.
  • Foi professor em processo criativo e desenvolvimento de produto no Instituto Europeu di Design.
  • Fundador da Comunidade Neurobranding no Facebook.
  • Fundador do canal Marca, ciência e negócio no Youtube.
  • Co-escritor do livro Neurobranding – Marca, ciência e negócio.

Teresa Dantas

  • Formada em Ciências Sociais, com mestrado em Sociologia do Consumo, pela Universidade pela UNESP.
  • Atua com pesquisas de mercado há mais de 10 anos, trabalho desenvolvido na Gazeta Mercantil.
  • Especialista em Pesquisa Etnográfica – Comportamento do Consumidor.
  • Fundadora da Vitrine Research, empresa de pesquisa de mercado etnográfica.
  • Nos últimos cinco anos, atuou como pesquisadora para o setor de Tecnologia de Informação (TI) e indústria da música no Projeto Apex-Brasil.

Quer mais resultado para o seus produtos e para seu negócio?

Neurobranding, branding, neurociência e negócio, para posicionar a marca e os produtos na memória do consumidor, aumentar a lucratividade e potencializar os resultados do business.