Novos papéis para uma história de sucesso.

Da pesquisa ao reposicionamento da categoria, a Mili SA, líder em papéis higiênicos folha simples, nos acionou para a revisão dos rótulos e design de sua principal categoria, mas logo no primeiro contato ficou claro que era necessário ir além: entender o mercado, desenvolver uma pesquisa profunda em gôndola e comportamento dos consumidores, e rever o design dos rótulos e trabalhar um novo posicionamento para a categoria e para cada linha de produtos.

Foram conduzidas imersões junto à marca, em que coletamos os desejos dos líderes, a percepção interna de preço e valor, distribuição de mercado, posicionamento da categoria e principais dores do Marketing e Trade.

Coordenamos uma ampla e completa pesquisa, focada em comportamento de compra, social-listening, estudo de gôndolas, impacto da pandemia no consumo e tendências internacionais, concluindo com pesquisa em gôndola. Percebemos uma oportunidade na categoria: não está claro para o consumidor separações de linhas, o que resulta em uma fraca experiência de consumo e perda de potencialidade comercial.

Cruzando os dados das gôndolas, computamos as médias de preço por linha, estudamos cada consumo por seu share of voice, capturamos opiniões de uso e percepção de qualidade e identificamos o posicionamento atual de cada linha. 

Posicionamento Mercadológico.

Na sequência, construímos a estratégia de posicionamento mercadológico a ser tomada e criamos uma tagline para cada linha:

  • Folha simples, no qual a marca é líder, deveria afirmar posição de liderança. Sem alteração no preço, deveria trazer orgulho para quem compra, afirmando a acessibilidade econômica do produto e evidenciando um posicionamento para toda a família: “Para minha família, Mili é tudo.”
  • Folha dupla – que descobrimos ser um dos produtos mais comprados na Black Friday – precisava se aproximar do líder da categoria, não como identidade, mas de forma que os demais concorrentes nitidamente ficassem para trás; se configurar em uma opção inteligente de compra, enaltecendo o carinho e cuidado próprio dos consumidores: “Proteção e delicadeza que a sua pele quer.” 
  • Folha tripla, lançado com preço super competitivo, identificamos que seria o responsável por elevar a percepção de qualidade de toda a categoria. Produto de posicionamento premium, absoluto em atributos, com a maior percepção de qualidade possível: “Suavidade absoluta em cada camada”. 

Após todo este processo imersivo e de decodificação, partimos para o redesign das embalagens. Selecionamos os claims de maior impacto – extraídos de pesquisas nacional e internacional – segmentamos as linhas com um identitário específico e projetamos os novos rótulos. O redesign atingido facilita na gôndola o entendimento pelos diferentes consumidores, sem perdas para a unidade de marca.

Somos a ACDI, a agência de Neurobranding do Brasil: focados em Branding, com Visão Estratégica e de Negócio, utilizamos a Neurociência na validação dos processos.

Pesquisa comportamental e em gôndolas.
Estratégia de posicionamento por categoria: simples, dupla e tripla.
Reposicionamento visual de cada linha, taglines e embalagens.
Análise do mercado nacional e internacional.
Redefinição de percepção de valor.
Share of voice da marca.