Para alcançar o consumidor é necessário entender o que ele pensa.
Só que entender o que está por trás da mente das pessoas não é algo simples. E claro, temos que sempre ter em vista ética;
No Branding e no Marketing é imperativo, se me permitem essa palavra, além da inteligência de dados nas empresas, compreender o comportamento dos consumidores, seus hábitos de consumo, padrões, emoções, decisões, preferências e sua jornada de decisão.
A força de uma marca está diretamente relacionada à capacidade que ela tem de ativar e/ou sobrescrever uma memória na mente das pessoas, por meio de experiências que criem conexões emocionais, essa é a base do Neurobranding (Neurociência + branding + Negócio).
Trabalhar essa memória de marca é mais do que nunca uma questão de sobrevivência, pois sabemos que os sentimentos influenciam diretamente as nossas decisões, e óbviamente a tomada de decisão de compra. Marca forte se conecta emocionalmente às pessoas, sem emoção não existe memória e sem memória não há marca.
O Neurobranding investiga as cores, as pessoas, os produtos, a tecnologia, a aparência, a música e os sons, o site, os rumores e o modelo de negócio, e possibilita guiar as empresas no processo de construção de memória de marca na mente do consumidor.
E a sua marca, até onde vai?
Por André Cruz, Head de estratégia de marca da ACDI Neurobranding.