OBJETIVO DO CASE
A Ideia desde o princípio foi entregar o que os demais players não entregavam levando em consideração os enormes limites técnicos que fazem parte dessa categoria onde a briga é de centavos.
O objetivo foi criar um desenho mais limpo para gerar um conjunto visual mais forte que os produtos ao redor e ser percebido pela visão periférica sem a utilização de padrões geométricos que criam a refração e a dispersão da luz em diferentes direções quando lado a lado temos uma unidade visual mais sólida e limpa nos detergentes, o que ajuda na identificação mais direta junto ao consumidor.
Uma vez percebido pela visão periférica, o consumidor passa a ter uma experiência direta com o desenho, o acinturamento na parte mediana superior do frasco tem dupla função sendo a primeira e mais importante a ergonômica, esse acinturamento também tem a função de criar espaço entre as embalagens em uma categoria onde todos são basicamente cilindros e o espaço entre os frascos gera um diferencial perceptível.
NOSSA ABORDAGEM
Trabalhamos conceito, semântica e gestalt alinhados a fisiologia do cérebro em um ambiente amistoso à dispersão da atenção, potencializando a percepção da mensagem que queríamos passar.
Os desenhos das ranhuras unem a função estrutural da resistência ao frasco à função estética. Entregamos um frasco mais humanizado abandonando a repetição de padrões geométricos frios e impessoais.
Os desenhos em relevo inspirados nas folhas da marca foram trabalhados de forma suave e sinuosa refletindo a sensação de suavidade e conforto, e para não perder o aspecto performático, atributo importante da categoria, criamos um ombro forte com relevos do símbolo da marca, ajudando o consumidor a fixá-la em sua memória. Até na tampa o logo é presente criando conexões sensoriais junto ao usuário.
RESULTADO
O arrojado design do frasco associado à tecnologia Japonesa da NISSEI (sopradora DPW-150-24 cavidades), permitiu a confecção de uma embalagem de 12,8g em PET 100% reciclado, em substituição à antiga embalagem em PEAD de 20,5g; Uma redução de 15/20% também em relação a capacidade de outras tecnologias em PET disponíveis no mercado (frascos com 15/16g).
A resistências deste frasco permitiu o transporte pneumático e a armazenagem em Silos sem o problema de deformações ou esmagamento e todo o processamento de envase/rotulagem/encaixotamento totalmente automatizado.
Sem o entendimento de toda a cadeia produtiva e dos impactos que cada intervenção que o design acarretaria no todo, não seria possível avançar em aspectos como – um dos pontos fortes do nosso projeto – a ergonomia e o shape DNA.