Reflexões + Saúde mental & Longevidade

> Ano IN-Tenso

PÓS COVID > ELEIÇÕES CONTURBADAS > COPA > NATAL E FINAL DE ANO

365 dias, 12 meses, 52 semanas, MAS não foi bem assim.

Tempos mais curtos que o normal pois vivemos mais intensamente. Noção de temporalidade completamente diferente.

Apps, infos, msgs o todo. Estamos ultra conectados e isso veio para ficar. E como lidar?  E o Pós-covid, que traumas ficaram, comportamentalmente falando? Só agora que estamos começando a entender, ou perceber, isso. 

Ano IN > tenso, o que não significa bom ou ruim.

Mas ano muito importante para se mexer, tomar decisões pessoais, profissionais, resolver coisas, tirar outras da frente e eliminar cargas que não mais nos pertencem.

Um tempo de conexão. Fones, mensagens de texto e de voz, Zoom, Face time, Wechat, apps, nos tornando mais conectados uns com os outros.

Você já ouviu o refrão: transforme, transforme, transforme. 

Pois estamos diante de preocupações em tempo real sobre inflação, turbulência geopolítica, desaceleração econômica, novas tecnologias, entendimento do comportamento humano – O QUE NÃO É UMA COISA FÁCIL.

E sim, humano, humano e humano no centro de tudo. 

A lista de prioridades de curto e médio prazos é assustadora: proteger receitas, identificar e aproveitar oportunidades, fazer os investimentos certos para crescer, ou mesmo sobreviver,, abraçar novos processos, descarbonizar o negócio. Abrir novos negócios. Entender novas oportunidades emergentes.

Por baixo de tudo isso, você reconhece que o sucesso a longo prazo exigirá reimaginar – entre outras coisas – seu negócio. Ter mais claro o propósito do que você faz e porque você faz isso desta forma. E para quem.

Rever o modelo operacional ou até mesmo seu modelo de negócios.

Mas tem algo prioritário em tudo isso.

SEU TIME!!!!

Os fatores organizacionais, a força de trabalho, são fundamentais para o sucesso das transformações e sobrevivência dos negócios.

Entender / Estudar o comportamento humano. E sim, é human to human.

Fazer as mudanças certas com seu pessoal — e evitar, ou tentar evitar, as erradas — permite mudanças e melhora o desempenho dos negócios.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
ACDI neurobranding

Gerar oportunidades para as pessoas | Entender as pessoas | Capacitar as pessoas | E não esperar mais do que se deve das pessoas. Cada um tem seu momento. A minha expectativa não é a expectativa do outro.

Eu sou teimoso em minha opinião de que – apesar do COVID, das guerras, da crise econômica global, do clima extremo e de tantos outros problemas – ainda podemos salvar vidas, melhorar a educação e evitar um desastre climático. 

Quem me conhece sabe que sou da reflexão, introspectivo. Gosto de tentar entender o que nos move como ser humano.

Mas também sou da visão de negócio. E acredito que essa simbiose dá resultado. Para as empresas e para as pessoas.

> > > SAÚDE MENTAL & LONGEVIDADE 

Os líderes sofrem pressão de todos os lados – de suas famílias, que exigem mais tempo de convivência, das instâncias de governança, dos liderados e do mercado.

Obrigam-se a ser fortes, a parecer resilientes e assertivos, deixando a saúde mental de lado.

E o preço dessa escolha pode ser muito alto.

A pandemia mostrou claramente que a saúde mental debilitada não deve ser vista como sinal de fraqueza.

A liderança de alguém com a saúde mental prejudicada pode até se traduzir em resultados melhores para a empresa num primeiro momento.

Mas esses resultados não são sustentáveis, porque uma hora a conta vai chegar para esse líder. E para os liderados.

Ele não vai aguentar a pressão!

Por outro lado, um líder que não tem vergonha de expor suas vulnerabilidades deixa claro, para todos os colaboradores, que a segurança psicológica é fundamental para a produtividade a longo prazo.

Por isso estudo da Longevidade.

Mente. Físico. Cognição.

E sim, é preciso uma revisão de valores.

> > > Doença do século: STRESS / DEPRESSÃO.

“A vida não é curta, e sim mal aproveitada”, como diz Sêneca, filósofo Estoico. n

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Getty Images

“Há que evitar o desperdício do tempo em inércia e vícios.”

“Quem não possui nenhum objetivo vive ao sabor das marés.”

“Atenção a si mesmo.”

“Valorização do tempo.”

“Alimentar corpo, alma e espírito.”

Atual certo? Estoicismo, uma escola de pensamento originada na cidade grega de Atenas, próximo ao ano 300 a.C, e mais do que nunca atual.

Epipeto, Marco Aurélio, Sêneca me inspiram.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
ACDI neurobranding

É hora de definir uma nova meta. 

Mais ambiciosa.

Mais relevante para a saúde humana.

Uma meta que estimula países, continentes, setores, comunidades, negócios, pessoas, a apoiar todos no planeta a acrescentar anos às suas vidas e vida aos seus anos.

A humanidade precisa de uma meta que proporcione mais tempo com entes queridos, mais realizações e, principalmente, mais tempo livre de deficiências cognitivas ou físicas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nada é de graça.

A paz e a tranquilidade tem valor. Não perder a paz pela ação dos outros.

>>> UM GRANDE EXERCÍCIO.

À medida que o ano fica mais curto, esperamos reservar um tempo para amigos, família e outras coisas essenciais.

Seja qual for o seu setor, seja qual for o seu desafio, há como entender melhor o ano que passou – e preparar-se melhor para receber 2023. Com toda garra, energia, disposição física e mental.

Tenham um feriado maravilhoso e um feliz 2023.

Obrigado entusiastas da neurociência, do branding, da estratégia e do estudo do comportamento humano.

#tamojunto em 2023

____

A ACDI é uma consultoria estratégia comportamental.

Neurociência + Branding X Comportamento = Estratégia

Criamos conexões entre movimentos culturais, hábitos de consumo e percepções comportamentais para a potencialização de negócios, marcas e produtos.

Direcionamento com base em Human Experience – HX

Metodologia desenvolvida para a descoberta e entrega de respostas. Para empresas que querem saber e compreender as associações profundas – e não conscientes – dos consumidores em relação aos seus produtos e marcas.