Vulnerabilidade e o mundo BANI.

Vulnerabilidade

Em momento de mudança tendemos a ver o lado bom de tudo e nos esquecemos de ver nossa vulnerabilidade, onde precisamos nos apoiar e um ajudar o outro.

E exatamente neste momento de vulnerabilidade que entendemos as mudanças que são necessárias serem feitas.

Nós acompanhamos o movimento que tem acontecido com o mundo.

Eu falo do mundo BANI

Entre outras coisas a nova geração não saberá mais o que é estabilidade.

Nós não conheceremos mais algo a longo prazo pois as coisas estão cada vez mais rápidas, mais instáveis, cada vez mais vulneráveis.

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E quem sabe reconhecer isso e colocar em prática, está à frente do mercado e à prova do futuro.

Por que?

O mercado está viciado no futuro.

Não dá para viver do passado, temos que olhar agora, para o agora.

Falar sobre um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (acrônimo com palavras da língua inglesa para VUCA: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity) foi tarefa de uma sociedade que estava entrando em uma crise sanitária e de saúde e que deu muito destaque para esse modelo de encarar as mudanças.

A evolução dos conceitos fez nascer, quase um ano depois do início da pandemia de Covid-19, o Mundo BANI, que veio para substituir o modelo anterior, mundo VUCA.

A verdade é que pessoas físicas e jurídicas não se deram conta de atravessar a crise somente com as características do VUCA.

O que é BANI

O Mundo BANI, Brittle + Anxious + Nonlinear + Incomprehensible (Frágil + Ansioso + Não liner + Incompreensível) foi criado pelo antropólogo, professor e futurista da Califórnia Jamais Cascio e é considerado a evolução natural do mundo VUCA, pois reflete a realidade das sociedades após o início da pandemia.

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Brittle – Frágil:

Sem raízes sólidas, tudo pode mudar rapidamente.

Um vírus pode se espalhar pelo mundo (com as facilidades da globalização e interconexão).

Um concorrente pode mudar a lógica do mercado. Empregos não são sinônimos de segurança, posições não garantem estabilidade e mudanças na carreira são normais.

Precisamos aprender a trabalhar com a instabilidade sempre por perto.

Anxious – Ansioso:

A consciência do quanto estamos frágeis gera ansiedade, uma das doenças mais comuns atualmente e que impacta pessoas e companhias.

Isso acaba por refletir em um senso de urgência cada vez maior.

Nonlinear – Não-linear:

O distanciamento social do último ano nos deixou com a sensação de estar em um mundo com eventos desconectados e desproporcionais.

Isso muda completamente o sistema de causa e efeito a que estávamos habituados, já que a aceleração dos acontecimentos significa que os altos e baixos não são proporcionais e nada é certo.

Planos a longo prazo, por exemplo, podem não ser os mais indicados para o Mundo BANI e devem ser adaptáveis às circunstâncias.

Incomprehensible – Incompreensível:

A incompreensibilidade é o estágio final da nossa sobrecarga de informações. Temos muitos dados, mas a lógica parece não fazer mais sentido!

Buscamos mais informações para ter mais controle, mas esse exagero pode ser apenas uma farsa em vez de uma solução. Nossa capacidade cognitiva de processar não mudou e o excesso de dados pode nos deixar sem respostas.

Cada vez parece que entendemos menos, mesmo com o aumento do número de informações.

O Lado Bom

  • Para enfrentar a fragilidade, busque por resiliênia e liberdade.
  • Para enfrentar a ansieda, precisamos de empatia e atenção plena.
  • Para enfrentar a não-linearidade, devemos pensar no contexto e agir com flexibilidade e adaptabilidade.
  • Para enfrentar a incompreensibilidade necessitamos de transparência e intuição.

Conclusão

É mais do que chegada a hora que um novo modelo para estratégia seja definido e que dê conta de lidar com toda mudança e transformação deste novo momento.

Nosso mindset foi subvertido pela nova lógica gerada pelo impacto da tecnologia.

Eu não digo que é tenso, falo que é IN>tenso, literal imergimos na tensão de tanta mudança.

E que é o início e não o fim.

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Andre Cruz

  • Criador da Metodologia que une Branding + Neurociência + Estratégia
  • Founder e diretor executivo ACDI neurobranding
  • Autor do livro Neurobranding
  • Esportista e Dogueiro
  • Investidor Anjo
  • Comando o Podcast “Marca, Ciência e Negócio”
  • Professor MBA PUC-RS Neurociência, Consumo e Marketing

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ACDI é uma agência de neurobranding motivada pelas pessoas que existem por trás do que chamamos de empresas, marcas, produtos, clientes e consumidores.

Potencializamos negócios através da neurociência aplicada à estratégia e ao branding.