Bases emocionais do comportamento de consumo.

A emoção é parte de nossa natureza e instrumento de sobrevivência.

O segredo não é sublimar uma emoção, um sentimento ou uma sensação e assim aprender a reconhecer e reprogramar nossas reações.

O componente emocional é requisito fundamental no DNA da experiência de consumo.

“São as emoções que comandam o comportamento humano e, especificamente no domínio do consumo, de que as pessoas compram emocionalmente e depois justificam suas decisões com a lógica, com argumentos racionais”. Cardoso (2009)

Segundo Damásio (2011), os consumidores assumem os sentimentos como fonte de informação para a tomada de decisão, uma vez que (via de regra), tendem a confiar nos seus sentimentos para avaliar um determinado estímulo de marketing.

É por via dos sentimentos que as emoções, que ocorrem no corpo, iniciam o seu impacto na mente.

As emoções e a neurociência.

Determinados estímulos, incluindo alguns pensamentos, provocam alterações no corpo, ou seja, as emoções apresentam reações fisiológicas a estímulos, concebidos para que o ser humano se afaste do perigo e/ou se aproxime da recompensa.

O ser humano, antes de conscientemente decidir por um produto, o cérebro inconsciente já o fez. E claro que questões financeiras poderão (ou não) definir se levaremos ou não tal produto para casa ou para nosso estômago.

As emoções e os sentimentos estão envolvidos nos processos de decisão e eles não são um obstáculo ao funcionamento da razão.

Se apenas a razão existisse nos momentos de decisão, seria muito complicado tomar uma decisão, e ficaríamos completamente loucos.

E se as decisões fossem tomadas sem recorrer às emoções, só com a interferência do raciocínio, levaríamos tanto tempo para analisar logicamente todas as opções e suas respectivas consequências, que tornaria a nossa tomada de decisão completamente inviável.

Em resumo a essência das emoções seria: As emoções são provocadas por estímulos que vão desencadear um conjunto coordenado de respostas de ordem verbal, neurológica, comportamental e fisiológica.

Ou seja, são os estímulos que fazem toda a diferença em nosso comportamento, decisões, avaliações, julgamentos entre outros.

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A ACDI é uma consultoria estratégica comportamental.

Criamos estratégias através do comportamento humano.

Geramos conexões entre movimentos culturais, hábitos de consumo e percepções comportamentais para a potencialização de negócios, marcas e produtos.

Neurociência + Branding X Comportamento = Estratégia

 Na ACDI nós somos Beta. Mudamos o tempo todo e transformamos mudança em estratégia através do comportamento humano.