Existem duas formas de chamar a atenção. A primeira é consciente, quando decidimos prestar atenção em textos, imagens, sons, sabores e outros estímulos.
A segunda é conhecida como atenção reflexiva, ela é silenciosa e inconsciente e movida pelas memórias profundas no cérebro e que gera intensa emoção.
A ciência comprova que respondemos de forma instantânea e inconsciente a todos os estímulos capazes de ativar a atenção reflexivas. Não conseguimos ignorar o que está associadas à memórias afetivas, pois elas comportamentais e sentimentais, por exemplo um aroma que remete a pessoa até uma situação gostosa da infância é um poderoso gatilho emocional e instantâneo para a captura da atenção.
E como podemos usar a memória a favor das marcas?
De duas maneiras, usando estímulos sensoriais que irão ativar lembranças particulares de cada pessoa ou investigando uma memória comportamental de consumo e aplicando no posicionamento da marca. Nos dois casos as pessoas se conectarão tão forte com a mensagem, anúncio, que elas sobrescreverão a memória com a presença da marca associada à lembrança. E como um ciclo vicioso toda vez que ver a marca ela será direcionada a sensação positiva da lembrança e toda vez que tiver a lembrança á pessoa será mais conectada com a marca.
Isso nos trás somente uma conclusão: As marcas que trabalharem para ativar sentimentos, conseguirão captar a atenção de forma automática e espontânea, como muito mais força e resultado.
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