Girando Sol

Reposicionamento e Gestão de marca para Girando Sol

 

OBJETIVO DO CASE

A marca líder regional de produtos de limpeza e top 5 em reconhecimento entre os supermercadistas nos procurou para imergir nos negócios e reposicionar a marca. Com neurobranding e nossa abordagem comportamental, entendemos os consumidores e o buyer, reposicionamos estrategicamente a marca, o que gerou maior conexão emocional com os consumidores e oportunidades de negócio.

Nossa abordagem

Tailormade Immersion: Pesquisas

Imergimos no mercado, nos consumidores e em todo o comportamento envolvido no segmento. Ao todo, foram 11 pesquisas feitas em três cidades do Rio Grande do Sul, 30 estabelecimentos visitados e cerca de 400 pessoas entrevistadas e observadas. Também foram feitos o monitoramento durante 2 meses nas redes sociais e uma pesquisa via web no país todo, o acompanhamento dos consumidores em gôndola, pesquisas

Para nós, pesquisa significa conhecimento e insights.

DIAGNÓSTICO

Com base nesses dados, nossa equipe de inteligência analisou tudo o que foi coletado e destacou alguns insights:

 

  1. A percepção dos consumidores em relação à identidade e á linha de embalagens, que não favoreciam a marca.
  2. Com a crise econômica, o consumidor das grandes cidades passou a testar marcas mais baratas; oportunidade para aumentar o share.
  3. A maior parte da força da marca é regional, precisávamos expandir sem perder a regionalidade.
  4. As pessoas não gostam muito de falar de serviços domésticos, precisávamos desassociar a marca do conceito de trabalho do lar.
  5. E no que se refere ao principal produto, os amaciantes, o bem-estar que o consumidor sente ao experienciar o cheiro de roupa limpa após a lavagem.

 

 

 

ESTRATÉGIA DE MARCA

Com palestras e workshops culturalizamos a importância do neurobranding e ciências cognitivas para os negócios. Trabalhamos para transformar a empresa as pessoas, pensar marca e colocar o ser humano no centro das decisões.

Nessa etapa estratégica, chegamos a conclusões fundamentais para o reposicionamento estratégico, entendimento do brand equity e definição dos objetivos de marca para potencialização de negócio.

Definimos o propósito da marca: acreditamos que o prazer está nas coisas mais simples da vida e em ser feliz.

 

Targets
Consumidor + Colaboradores + Buyer

 

Tailormade Planning

Concluímos o Marketing Definition: Quem é o consumidor, como se comporta, onde está e o que o motiva, quais as dificuldades em relação à praça e brandequity, quais players, qual a percepção de valor almejada da marca, quais objetivos a médio e longo prazo?

Transformamos o mindset interno e dos stakeholders com workshop de lançamento para os colaboradores e representantes, presskit para buyers, anúncios em mídias, comunicação interna, e até organização de eventos e palestras.

Em seguida, iniciamos o planejamento: o processo gerencial e de direção estratégica que alinha os objetivos da marca aos recursos da empresa, de forma sob medida. Definimos o argumentário para cada um dos pontos da marca: institucional, produto e preço. Com metodologia proprietária de planejamento, comunicamos conforme objetivos específicos em uma estratégia de crescimento do brandequity.

JOB-TO-BE-DONE PRODUCT®

Analisamos cuidadosamente todos os produtos para entender o trabalho funcional e emocional exercido por cada um deles.

Desenvolvemos arquitetura de marca e portfólio de produto. Com design industrial e sensorial, alteramos a cor e a densidade dos lava louça líquido.

Determinamos a estratégia de posicionamento dos produtos e gôndola, a abordagem de comunicação para cada linha e as diretrizes estratégicas para o Packing & Label e Design Visual.

 

 

 

Resultado

A marca se transformou em todos os pontos de contato, a partir de um propósito único e verdadeiro a ser comunicado para os consumidores, buyers e colaboradores.

Com Neurobranding a ACDI reposicionou estratégicamente a marca, projetamos os estímulos sensoriais necessário para despertar lembranças afetivas e sentimentos que trazem o resultado positivo que a Girando Sol está obtendo.

Implementamos sistemas de processo de controle de projetos e planilhas de gestão de marca no PDV e B2B, com nossa metodologia de Brand ROI e Brand Valuation, mensuramos os resultados da marca.

 

 

TAGLINE

A síntese do novo posicionamento e do propósito da marca feita para resgatar lembranças associadas aos bons momentos da vida. Transformamos essa estratégia e a personalidade da marca em uma frase curta, emocional e de fácil entendimento:

Prazer em estar.

 

 

AMACIANTE TRADICIONAL

Como processo de reposicionamento da marca, trabalhar o principal produto da empresa foi fundamental. Trouxemos estrategicamente a essência emocional da marca quando repensamos o rótulo, a tampa e a utilização das cápsulas ativas como uma das principais qualidades sensoriais da marca.

 

SISTEMA DE CAIXAS

Com análise do comportamento dos colaboradores no ambiente logístico, usamos nossa inteligência estratégica e expertise industrial para criar um novo padrão de organização de produtos.
Desenvolvemos o sistema de caixas da Girando Sol como uma identidade única, com cores que favorecem a memorização dos produtos e gera um ambiente mais agradável de trabalho. Projetamos um catálogo autoexplicativo e um flyer para anunciar as mudanças aos colaboradores.
Como resultado despertamos nos buyers uma percepção de valor e relevância estrutural, otimizamos o tempo e aumentamos da produtividade no estoque.

 

MÍDIAS E BRANDMANAGEMENT

Criamos uma sinergia entre as diferentes formas de percepção (sensorial, verbal, visual), para a marca ser a cada dia mais memorável na mente do consumidor. Com processos proprietários e constante análise das sensações que a marca gera nas pessoas, determinamos a comunicação e os pontos de contato que mais geram resultados.

 

MERCOSUPER 2018

Para a mercosuper 2018, desenvolvemos o estande como um ambiente de experiência de marca e de negócio. Um evento de relevância internacional, que a ACDI como responsáveis pela gestão da marca Girando Sol, se orgulha em dizer que a empresa recebeu o prêmio de Anunciante do Ano.