Sabemos que não é novidade que as marcas estão cada vez mais atentas e empenhadas no objetivo de potencializar as relações com as pessoas.
Se por um lado vitrines, identidade visual e pontos físicos de relacionamento estão sendo repensados, muitas vezes os sentidos humanos são deixados de lado. Principalmente o olfato.
A memória olfativa não só confere às marcas um diferencial competitivo, como um ativo capaz de estabelecer vínculos emocionais e memórias particulares.
Tal importância é resultado de uma ligação entre os sistemas olfativo e límbico, também conhecido como cérebro emocional, onde a ativação de lembranças se torna possível.
Sommelier de memórias
O olfato é o sentido que desperta mais memórias emocionais, sendo não só determinante em nossas vidas particulares como podemos afirmar que é extremamente responsável pela forma como sentimos emoções.
Tal característica nos confere um universo único formado durante toda a vida.
O impacto do foco emocional na perspectiva dos negócios
O olfato não só é determinante em nossas vidas particulares como podemos afirmar que é extremamente responsável pela forma como sentimos emoções e construímos nossas memórias caseiras.
Poemas mentais
Se por um lado outros sentidos humanos acabam ganhando mais destaque em diversas situações, decidimos refletir sobre o olfato, nosso sentido que mais desperta memórias emocionais e acaba criando um Universo Particular diretamente ligado ao cérebro emocional, onde a ativação de lembranças se torna possível.
Smells like clean spirit
Ter um cheiro que nos faz lembrar coisas boas ou que nos remete a algo negativo não é frescura, é ciência.
Existe uma percepção universal olfativa que está relacionada ao cérebro e à estrutura molecular.
Como o mercado da limpeza pode se aproveitar das oportunidades e potencializar o bem-estar particular das pessoas por meio do cheiro?
Novas características surgiram e uma certeza é a de que o mercado, até então conservador, deve olhar para novos públicos e comportamentos que vão além da visão de que cuidar da casa é um desprazer ou missão de apenas alguns perfis de consumo.
Enquanto parte das marcas continua olhando para os cheiros como ativos complementares, que muitas vezes se restringem ao mercado de limpeza, invertemos a reflexão e fomos entender quais as razões que conferem protagonismo ao que se percebe cotidianamente, e de forma particular, sobre marcas e produtos por meio do olfato.
Sou Founder e CEO da ACDI e da Neura
- Prof. MBA PUC-RS
- Prof. MBA Seda Executive Education
- Autor livro Neurobranding
- Palestrante
- Esportista
- Dogueiro
A ACDI é uma consultoria estratégia comportamental.
Neurociência + Branding X Comportamento = Estratégia
Criamos conexões entre movimentos culturais, hábitos de consumo e percepções comportamentais para a potencialização de negócios, marcas e produtos.
Direcionamento com base em Human Experience – HX
Metodologia desenvolvida para a descoberta e entrega de respostas. Para empresas que querem saber e compreender as associações profundas – e não conscientes – dos consumidores em relação aos seus produtos e marcas.
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