O poder da memória olfativa no relacionamento entre marca, produto e pessoas.

Sabemos que não é novidade que as marcas estão cada vez mais atentas e empenhadas no objetivo de potencializar as relações com as pessoas.

Se por um lado vitrines, identidade visual e pontos físicos de relacionamento estão sendo repensados, muitas vezes os sentidos humanos são deixados de lado. Principalmente o olfato.

A memória olfativa não só confere às marcas um diferencial competitivo, como um ativo capaz de estabelecer vínculos emocionais e memórias particulares.

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Tal importância é resultado de uma ligação entre os sistemas olfativo e límbico, também conhecido como cérebro emocional, onde a ativação de lembranças se torna possível.

Sommelier de memórias

O olfato é o sentido que desperta mais memórias emocionais, sendo não só determinante em nossas vidas particulares como podemos afirmar que é extremamente responsável pela forma como sentimos emoções.

Tal característica nos confere um universo único formado durante toda a vida.

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O impacto do foco emocional na perspectiva dos negócios

O olfato não só é determinante em nossas vidas particulares como podemos afirmar que é extremamente responsável pela forma como sentimos emoções e construímos nossas memórias caseiras.

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Poemas mentais

Se por um lado outros sentidos humanos acabam ganhando mais destaque em diversas situações, decidimos refletir sobre o olfato, nosso sentido que mais desperta memórias emocionais e acaba criando um Universo Particular diretamente ligado ao cérebro emocional, onde a ativação de lembranças se torna possível.

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Smells like clean spirit

Ter um cheiro que nos faz lembrar coisas boas ou que nos remete a algo negativo não é frescura, é ciência.

Existe uma percepção universal olfativa que está relacionada ao cérebro e à estrutura molecular.

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Como o mercado da limpeza pode se aproveitar das oportunidades e potencializar o bem-estar particular das pessoas por meio do cheiro?

Novas características surgiram e uma certeza é a de que o mercado, até então conservador, deve olhar para novos públicos e comportamentos que vão além da visão de que cuidar da casa é um desprazer ou missão de apenas alguns perfis de consumo.

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Enquanto parte das marcas continua olhando para os cheiros como ativos complementares, que muitas vezes se restringem ao mercado de limpeza, invertemos a reflexão e fomos entender quais as razões que conferem protagonismo ao que se percebe cotidianamente, e de forma particular, sobre marcas e produtos por meio do olfato.


Sou Founder e CEO da ACDI e da Neura

  • Prof. MBA PUC-RS
  • Prof. MBA Seda Executive Education
  • Autor livro Neurobranding
  • Palestrante
  • Esportista
  • Dogueiro

A ACDI é uma consultoria estratégia comportamental.

Neurociência + Branding X Comportamento = Estratégia

Criamos conexões entre movimentos culturais, hábitos de consumo e percepções comportamentais para a potencialização de negócios, marcas e produtos.

Direcionamento com base em Human Experience – HX

Metodologia desenvolvida para a descoberta e entrega de respostas. Para empresas que querem saber e compreender as associações profundas – e não conscientes – dos consumidores em relação aos seus produtos e marcas.

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