As mais fortes memórias afetivas começam e terminam com o cheiro, é o bolo da vovó, café da tarde, a criança recém nascida que antes de conseguir identificar a mãe visualmente a reconhece primeiramente pelo som, em seguida pelo cheiro.
O olfato é tão importante na nossa forma de se relacionar com o mundo, que decisões inconscientes são tomadas a todo momento, é involuntário negarmos um restaurante que não cheira bem, nos incomodarmos com fumaça, o conforto do cheiro de limpeza.
Antes mesmo do alimento se modificar visualmente é no cheiro que identificamos a validade. Olfato é sobrevivência, segundo Trygg Engen, o estímulo olfativo possui uma ligação evolutiva, direta e rápida com a memória de longo prazo. (1)
Na Brown University o Dr. Tryyg Engen realizou estudos que contestam a predominância do sentido da visão. Ele concluiu que nossa capacidade de recordar emocionalmente os odores é muito maior que nossa capacidade de recordar o que vimos. (2)
Mas e o cheiro das marcas, já parou para pensar no cheiro da sua loja, escritórios, produtos? Como a sua marca pode estimular essa percepção olfativa na memória dos consumidores?
Referências:
1 – Trygg Engen – Livro: Odor Sensation and Memory
2 – Martun Lindstrom – Livro: Brand Sense (Segredo Sensorial por trás das coisas que compramos).