Como projetamos o seu “cafézinho” em uma marca multissensorial
“Todo dia você tem que acreditar naquilo que você faz, que vai dá tudo certo e vamos arrumar novos clientes… E é assim que a gente chegou aqui. Com um belo trabalho deles, da ACDI. Eu não esperava tanto – e estou no ramo há 40 anos, de café.. fazer o que eles fizeram: traduzir 25 anos em 1 ano de trabalho…”
E. Frasson – diretor comercial da Treviolo
NECESSIDADE
A Treviolo, uma marca especialista em cafés, nos procurou para criar identidade visual de uma nova linha de serviços que gostariam de lançar voltada para o segmento office. Porém, nós entendemos que essa não era a real necessidade. Nós precisávamos reposicionar essa marca e acima de tudo transmitir toda essa experiência e intimidade com o café que possuíam.
Este projeto pedia uma estratégia inteligente para obter um resultado promissor em um mercado de commoditie.
NOSSO PROCESSO
Entendemos que dados coletados são apenas informações, e o segredo está nos insights que temos com isso. Com uma extensa pesquisa de mercado, análise de concorrência e pesquisas de campo, diagnosticamos alguns pontos:
1. Os clientes finais iam aos estabelecimentos por conta daquele exato café, porém não sabiam que eram da marca treviolo
2. Os estabelecimentos prezam por um bom café pois é ele que encerra a experiência – “a conta e um cafézinho, por favor”
3. Os estabelecimentos procuram por um serviço completo em café, que “resolvam sua vida” e não tenham problemas
4. O segmento office era realmente próspero e grande parte desses futuros clientes estavam nos próprios estabelecimentos que frequentavam
E UMA PERGUNTA ESSENCIAL: qual o custo de gerenciar duas marcas?
Para construir uma marca sólida, capaz de fortalecer e enaltecer sua essência contamos com algumas ferramentas próprias investigativas que foram trabalhadas durante 10 meses com toda a equipe de gestão e colaboradores.
Nossas ferramentas permitem uma big picture das informações chaves de um negócio, podendo assim compreendê-lo melhor e tomar decisões estratégicas devido a melhor visualização de sua empresa naquele momento – entendendo um panorama geral, personalidade da marca e seus targets, diferenciais estratégicos de players, geração de novos negócios potenciais e claro, sua história e trajetória.
TRADUÇÃO
Após uma análise destas informações coletadas, definimos uma estratégia que conduziu todos os valores, pilares, promessa e identidade da marca. Enfatizamos um propósito intrínseco: viver para conhecer o café e espalhar, junto com os grãos, o nosso conhecimento e sintetizamos a promessa na tagline “sentimento expresso”.
Criamos uma identidade verbal que foi fundamentada em uma voz solucionadora, inteligente, simples e sincera – feita para quem busca a melhor solução em espresso. E a sua identidade visual com uma metáfora para mostrar a jornada completa do café.
Com toda essa base pronta, partimos para a tangibilização em alguns pontos da marca. E aqui podemos dizer que trabalhamos uma marca de ponta a ponta, desde a construção até o seu produto.
Desenvolvemos todos os projetos de embalagens – para café e insumos – trazendo uma linguagem moderna e arrojada, ao mesmo tempo humana e atenciosa.
O projeto da nova máquina para o segmento office veio com a ideia de apenas uma facelift de uma já existente. Porém, entendemos que o seu público pedia um modelo mais compacto, prático e moderno.
Então passamos pelo processo de engenharia reversa para entender todos os seus potenciais e excessos que poderíamos tirar, e com designers de produtos veio por fim a criação de um shape que não perde a tradicionalidade de suas máquinas mas atende o desejo de seus clientes por design e praticidade.
INTEGRAÇÃO
O endomarketing foi determinante para que todos os colaboradores e representantes pudessem entender e absorver a personalidade da marca e posteriormente transmití-la em seus respectivos setores.
RESULTADO
E assim, com a estratégia global da Treviolo inserida na empresa temos como resultado uma marca consolidada e que transmite total propriedade, conhecimento e experiência no que faz. Transformar o nosso “cafezinho” do dia a dia em uma marca multissensorial foi o nosso desafio. Mas com uma estratégia forte e inteligente, pessoas engajadas e uma marca verdadeira tivemos um ótimo resultado traduzindo um gole de expresso em um encontro com a própria essência.